As tarefas do lar são responsabilidades de todos!!! – Vanessa D'Auria

As tarefas do lar são responsabilidades de todos!!!

vanessa on January 25, 2018

Me conta uma coisa…. Como é que funciona aí na sua casa? As tarefas são divididas ou sobra tudo para uma pessoa só? Mais especificamente para mãe? Se a sua reposta foi a primeira, você e os demais habitantes da sua casa estão de parabéns! Agora, se foi a segunda, vamos lá rever alguns conceitos básicos!

Vamos combinar que já está mais do que passada a hora de mudarmos esse pensamento machista de que as tarefas domésticas são de responsabilidade da mulher não é mesmo? E se você pensa que isso é pensamento só de homem, está muito enganada! Você, mulher, tem grande culpa nisso. Sabe como? Quando você acha o máximo que seu marido lava a louça do jantar, leva o lixo para fora ou ainda, troca a fralda do filho!!! E você se vangloria toda para suas amigas que tem um maridão que super te ajuda em casa. Entendeu?  Vamos parar agora com isso, ok? Isso é um dever, uma responsabilidade e nenhum mérito para ser elogiado! É assim, nos pequenos detalhes, começando pelas nossas pequenas atitudes que vamos arrumar essa bagunça toda que vem de muito tempo!

É imprescindível entendermos que as tarefas SÃO DA CASA e não sua! Portanto, é mais do que justo que elas sejam divididas por todos que moram nela. Todos têm que ter uma tarefa, inclusive às crianças! Sim, isso mesmo, crianças a partir dos 3 anos já podem e devem ter algumas responsabilidades. Claro, sempre com muita paciência e amor, os pais podem ensinar as pequenas tarefas, supervisionando e incentivando.

Mas leia bem, eu disse Dividir, e não Ajudar!

Nada de falar para seu filho “Vamos ajudar a mamãe a arrumar a casa?”. Temos que entender e passar para nossas crianças que isso não é ajuda. É muito importante que eles desde cedo entendam seus deveres e obrigações e façam sua parte. Assim, com certeza crescerão adultos muito melhores com consciência do valor da organização e dos benefícios que ela nos traz.

Abaixo algumas dicas do livro “Acabe com a Bagunça”, de Cyntia Townler Ewer:

De 3 a 5 anos

Os pequenos podem – e devem – guardar brinquedos, ajudar a arrumar a cama, colocar a roupa suja no cesto e ajudar a alimentar animais de estimação.

De 6 a 8 anos

Peça para o seu filho regar plantas, dobrar meias e calças, guardar roupa limpa, arrumar a cama e manter o quarto arrumado – sempre que possível.

De 9 a 10 anos

Nesta idade as crianças já podem trocar a roupa de cama, lavar a louça, preparar lanches simples, tirar poeira da casa e varrer o chão.

A partir de 11 anos

Os pré-adolescentes devem ter tarefas diárias, como, por exemplo, ajudar a cozinhar, lustrar móveis, passar aspirador e lavar o chão.

Mas, atenção! Essas tarefas são apenas um guia, e devem ser adaptados de acordo com as necessidades de cada um.

Cuidar da casa é responsabilidade de todas que nela habitam, independe de gênero ou idade!

O mundo mudou, estamos avançando, mas temos muito o que melhorar ainda. Então, comece você sendo a mudança que quer no mundo! Mude também! Reveja seus hábitos. Vamos quebrar as crenças limitantes e evoluir!

Remando juntos, chegaremos lá! Porque #juntossomosmaisforte

#vanessadauriaorganizer ઈઉ
“Venha experimentar o poder da transformação através da organização!”

APRENDA A SE ORGANIZAR

Todo semana você encontra conteúdo novo no blog. Para receber os lembretes de atualizações em seu e-mail, cadastre seu endereço no campo abaixo:

0 comments
Post a comment

WhatsApp WhatsApp