Organização e Saúde – Vanessa D'Auria

Organização e Saúde

vanessa on January 14, 2019

Um novo ano chegou, e, com ele, às promessas e os desejos de mudanças….

Dentre tentas metas, objetivos e sonhos, pelo senso comum, arrisco dizer que a promessa de se alimentar direito, se exercitar, enfim, cuidar melhor da saúde lidera em primeiro lugar…. é ou não é?

Eu confesso que, desde meados de novembro já tinha prometido que arrumaria minha alimentação e, cuidaria melhor da minha saúde!

Mas, Vanessa, o que tudo isso tem a ver com Organização?

Tudo, eu te digo!

Na verdade, o sentimento de culpa que muitos sentem pós-festas somado ao desejo mágico da virada do ano, faz com que tenhamos o impulso e a força necessária para assumir esse compromisso com nós mesmos e mudarmos ou, melhorarmos nossos hábitos.

E, assim, foi dada a largada para ajustarmos nossa ROTINA novamente!

E é aí que a ORGANIZAÇÃO entra!

Ao voltarmos para nossa rotina do dia a dia – casa, trabalho, família, filhos, amigos, estudos, reuniões, WhatsApp (sim, porque ele nos consome muito nos dias de hoje) etc… saímos do modo avião que nos encontrávamos no recesso de fim de ano e entramos com tudo no modo piloto automático super mega power!

Gente, um parêntese rápido aqui sobre o modo avião: Ok enfiar o pé na jaca de vez em quando…. faz parte! E tá tudo bem! Não se cobre tanto! O que de fato realmente importa é você não entrar no modo culpa no dia seguinte!

Bom, e como não ativar o modo piloto automático no decorrer do ano com a vida tão e cada vez mais nos demandando tanto? Organizando sua rotina é a resposta!

Então, convido todos vocês a experimentarem algo que contribuirá não só para sua saúde física como também e, principalmente, para sua saúde emocional!

Estou falando de PLANEJAMENTO! Sim, essa é a chave para organizar sua rotina!

A equação é bem simples: Mudar velhos hábitos que não funcionam mais + planejar uma nova rotina = organizar a vida, para que tudo flua melhor e mais leve, em todos os sentidos.

Aqui o foco é a alimentação, mas essa equação se aplica para todas as áreas de sua vida!

Tudo muda quando você muda! Então, permita-se e terá resultados surpreendentes e felizes!

Vamos lá então a algumas dicas que vão lhe ajudar a planejar e organizar sua rotina, melhorando sua alimentação e consequentemente sua saúde:

  1. Ida ao Supermercado

Estipule a regularidade necessária para sua ida às compras. 1 vez por semana, 15 dias, 1 mês? Cada CASA aqui é um CASO! Tudo vai depender do espaço que você tem para armazenamento, se você prefere comprar os hortifrutis no mesmo mercado que você faz suas compras ou em feira livre ou ainda em sacolão, enfim ou questão de costume mesmo, seja como for aí cada uma vai criar o seu planejamento de acordo com a sua preferência, mas o importante é você nunca ir às compras sem uma lista na mão!

E para criar uma lista bem consciente, planejar o menu da sua semana vai muito te ajudar! Pois então vamos falar disso no próximo tópico! 😉

Ah! Ante, só mais uma coisinha e muuuito importante: Nunca vá ao supermercado com fome! Não preciso nem falar o porquê né?

  1. Crie seu Cardápio

Escolha 1 dia da semana melhor pra você e decida todas suas refeições da semana.

Eu fiz assim e está funcionando para a minha realidade: 2 domingos por mês eu preparo minhas comidas para 15 dias!

Penso no que eu quero comer durante duas semanas, diversificando as misturas, intercalando as verduras/legumes e mantendo as bases: arroz e feijão.

Isso me facilita e muito no dia a dia. Pois não tenho que cozinhar todo dia, (coisa que gosto muito até, mas como meu trabalho é puxado e passo a maior parte do tempo na casa dos meus clientes, não tenho forças de chegar e cozinhar a noite e todo dia!) otimizando assim meu tempo e com isso ganhando mais qualidade de vida! Pois, quando não temos tempo comemos qualquer coisa e é aí que o bicho pega!

Era justamente o que estava acontecendo comigo e o que me deu o alerta para corrigir um habito ruim que estava se instalando em minha vida!

Comer bem nos ajuda ter mais saúde, tempo e disposição e, para isso, é só organizar a rotina que tudo se resolve.

Abaixo compartilho com vocês minha tabela de planejamento alimentar caso algumas queria pegar de base e adaptar aos seus hábitos e costumes.

  1. Marmite-se!

Feito o cardápio da semana, ou para 15 ou até 30 dias, ido ao super/feira, enfim, definido isso, é hora delícia (pelo menos pra mim! Cozinhar é uma terapia e uma forma de dar amor para nós e para os outros! J | Se de repente vc não curti muito, tente pensar por essa lado e curtir mais essa ação! Lembra do permita-se mudar? J )  de colocar a mão na massa e preparar suas comidinhas ou marmitinhas, enfim, tudo isso vai depender do seu modo de vida também.

Se você trabalha em casa, se trabalha fora ou não trabalha…. encaixe isso da melhor forma que à sua vida.

Marmitar não é só levar a famosa quentinha para o serviço!

Eu marmito em casa também! Pois mesmo no dia que estou mais livre é minha escolha aproveitar o tempo que estaria cozinhando para fazer outras coisas, ler um livro, fazer uma unha, meditar, resolver coisas do banco, estudar, wherever… essa foi a minha escolha! E às vezes escolho cozinhar também, pois curto e mesmo assim existe um planejamento para isso como, por exemplo, fazer uma massa fresca na hora, but o molho de tomate caseiro está lá prontinho só pra ser descongelado!

  1. Detox!

O suco verde entrou na minha nova rotina planejada e, quem me acompanha lá nos stories no instagram sempre me pede a receitinha e tal, então, aproveitando a deixa que estou falando de alimentação e organização, vou contar aqui como faço para facilitar.

Tem várias receitinhas de suco verde por aí… só você dar um Google e pegar a que mais lhe agrade.

O lance aqui não é a receita e sim, a praticidade que encontrei para colocar o suco verde no meu dia a dia, o que também não vou me estender aqui falando dos grandes benefícios disso… Enfim, borá lá:

Bati no liquidificador mais ou menos 6 folhas de couve, 2 maçãs verde e um pedaço de gengibre com um pouquinho de água, bem pouquinho mesmo, só para o liquidificador conseguir bater. Assim gerei uma poupa que coloquei em forminhas de gelo e levei ao freezer.

Aí na hora de preparar só pegar 2 cubinhos de gelo verde e acrescentar uma poupa de fruta, eu gosta de abacaxi com hortelã e kiwi, bater e se deliciar! Nutrição e refrescância em  1 minuto! J

Resumindo:

  • Pense antes de fazer;
  • Liste antes de comprar;
  • Priorize seu tempo;
  • Cuide de sua saúde – seu corpo- seu bem mais precioso!
  • Crie novas rotinas!
  • Desenvolva bons hábitos!
  • Recomece sempre!
  • Não se cobre tanto!
  • Permita-se!

Enfim,

  • Organize e transforme a sua vida!

Saúde!

#vanessadauriaorganizer ઈઉ

“Venha experimentar o poder da transformação através da organização!”

APRENDA A SE ORGANIZAR

Todo semana você encontra conteúdo novo no blog. Para receber os lembretes de atualizações em seu e-mail, cadastre seu endereço no campo abaixo:

0 comments
Post a comment

WhatsApp WhatsApp